A novela que envolve as Séries C e D do Campeonato Brasileiro ganhará mais um capítulo nesta quinta-feira. Desde o dia 23 de maio, as competições estão suspensas, devido ao Santo André, que conseguiu uma liminar do STJD. A entidade não confirma, mas amanhã pode haver uma reunião entre os clubes que entraram na justiça comum(Treze-PB, Brasil-RS e Araguaína-TO). A expectativa é de que haja o fim dessa confusão, que poderia se estender até na elite do nosso futebol. Porém, Rubens Approbato(presidente do STJD) afirmou que não existe nenhuma chance de paralisar as Séries A e B.
Entenda a situação:
O Brasil-RS foi desclassificado da Série C 2011 por perda de pontos em função da suposta escalação irregular de um jogador. Porém, a equipe de Pelotas conseguiu liminar na Justiça do Rio Grande do Sul para garantir lugar na competição. Com isso, tiraria a vaga do Santo André - que por sua vez entrou no STJD com pedido de paralisação do campeonato até que o mérito da questão fosse julgado na Justiça comum.
Já o Rio Branco teve o seu estádio interditado em 2011 pelo Ministério Público do Acre. A interdição foi derrubada na justiça. A CBF tirou a equipe da competição. O Rio Branco, contudo, entrou em acordo com a entidade, retirando a ação e reavendo, em contrapartida, o seu lugar na Série C. Porém, isso criou um problema com o Treze de Campina Grande, que ficaria com a vaga no caso de exclusão do Rio Branco por ter sido o quinto colocado na Série D. O clube da Paraíba obteve então uma liminar para assegurar sua vaga na divisão superior. Mas iniciou outra discussão nos tribunais.
E porque a exclusão do Rio Branco não poderia fazer com que o último colocado de seu grupo permanecesse na competição. No caso, estamos falando do Araguaína, que também pensando nisso, conseguiu liminar na Justiça local para continuar no torneio.
Na última segunda-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que, como a primeira liminar foi expedida pela Justiça da Paraíba, este deve ser o foro para decidir sobre novos movimentos jurídicos dos três casos relacionados, o que teoricamente favoreceria o Treze.
Pense numa confusão!!
Por LUIZ FELLIPE