segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Polêmica: Protesto da torcida alvirrubra. Foi correto?


Antes da bola rolar no sábado para Náutico e Atlético-GO, uma cena tomou conta dos Aflitos. A torcedora alvirrubra Ivana Albuquerque exibiu uma faixa que dizia: "Não irão nos derrubar no apito". A crítica contra a arbitragem mexeu com o árbitro Leandro Vuaden, que pediu ao policiamento do estádio para retirar a faixa. A partida só iniciou após o fim do protesto.

Será que o torcedor não tem o direito de se expressar? Sabemos dos inúmeros xingamentos aos jogadores, treinadores e árbitros em todos os jogos de futebol. Então, por que essa manifestação não pode acontecer através de faixas? 

De acordo com o artigo 13, inciso IV, do Estatuto do Torcedor, não é permitido portar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo. O árbitro Leandro Pedro Vuaden anotou em sua súmula e o caso será encaminhado ao STJD. O Náutico pode ser punido, já que foi o responsável pela segurança no estádio.

Caso seja penalizado, o diretor de futebol alvirrubro já tem a sua defesa. De acodo com Armando Monteiro, a Constituição Federal garante o direito de manifestação da torcedora. No primeiro turno do Brasileirão, um faixa de crítica à Ronaldinho Gaúnho foi exibida no duelo entre Grêmio e Atlético-MG. O STJD julgou e puniu o clube gaúcho em R$ 20 mil.

Por LUIZ FELLIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário