segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programa Esportes 101 desta segunda-feira

Destaques do Sport na voz de Luiz Fellipe


Destaques do Santa Cruz na voz de Luiz Fernnado


Destaques do Náutico na voz de Luiz Fellipe


 A opinião do comentarista Josadac Miguel


 O debate no segundo bloco...

Santa Cruz realiza jogo-treino contra o Timbaúba.

O Santa Cruz irá aproveitar o tempo livre provocado pelo adiamento da Série C do Campeonato Brasileiro para promover um jogo treino contra o Timbaúba. A partida será no Arruda na tarde da próxima quarta-feira, 30.

Este será o terceiro amistoso do Santa após o fim do Pernambucano. Antes, os corais enfrentaram duas vezes o CSA. Foram duas derrotas, 1 a 0 no Arruda e 3 a 0 em Alagoas.

APRESENTAÇÃO - O lateral-esquerdo Jefferson irá se apresentar para a imprensa na tarde desta terça-feira. O jogador foi anunciado pela direção tricolor na semana passada. Jefferson atuou pelo Náutico no Pernambucano.

por EMERSON BARROS.

Dinheiro público paga 97% dos estádios da Copa, mas governo não controlará nenhum.

Privatização do Maracanã está entre as mais adiantadas; Eike Batista está interessado 

A Copa do Mundo de 2014 deu início a uma onda de privatização da administração de estádios do país. Todas as 12 arenas que serão usadas no Mundial do Brasil serão controladas pela iniciativa privada depois que o torneio acabar. Isso ocorrerá apesar do dinheiro público pagar cerca de 97% de todas as obras em estádios para a Copa, segundo as últimas estimativas de gastos com as arenas.
 
Depois do torneio, todos os noves estádios públicos usados na Copa já devem estar entregues a empresas (veja no quadro). Os outros três estádios da Copa que já são privados --Itaquerão (São Paulo), Beira-Rio (Porto Alegre) e Arena da Baixada (Curitiba)-- também permanecerão independentes do Poder Público.
 
Estádio Antes da Copa Após a Copa
Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília) Governo do Distrito Federal (pública) Administração será concedida a uma empresa privada por meio de licitação.
Maracanã (Rio de Janeiro) Governo do Rio de Janeiro (pública) Administração será concedida a uma empresa privada por meio de licitação
Arena Amazônia (Manaus) Governo do Amazonas (pública) Administração deve ser concedida a uma empresa privada
Arena Pantanal (Cuiabá) Governo do Mato Grosso (pública) Administração deve ser concedida a uma empresa privada
Mineirão (Belo Horizonte) Governo de Minas Gerais (pública) Consórcio responsável pela obra administrará estádio por 25 anos após reabertura
Fonte Nova (Salvador) Governo da Bahia (pública) Consórcio responsável pela obra administrará estádio por 35 anos
Castelão (Fortaleza) Governo do Ceará (pública) Consórcio responsável pela obra administrará estádio por 8 anos
Arena das Dunas (Natal) Prefeitura de Natal (pública) Consórcio responsável pela obra administrará estádio por 20 anos
Arena Pernambuco (Recife) Estádio novo Consórcio responsável pela obra administrará estádio por 33 anos
Itaquerão (São Paulo) Estádio novo Administração será privada
Beira-Rio (Porto Alegre) Internacional (privada) Administração permanecerá privada
Arena da Baixada (Curitiba) Atlético Paranaense (privada) Administração permanecerá privada
 
por EMERSON BARROS

Joseph Blatter quer o fim das disputas de pênaltis no futebol.

Sepp Blatter - FIFA 

 O presidente da entidade máxima do esporte bretão, durante encontro do Comitê Executivo da FIFA em Budapeste, na Hungria, disse que pediu a Franz Beckenbauer que buscasse alternativas para os casos de igualdade.

Para Blatter, "o futebol pode ser trágico quando você vai para disputa de pênaltis e não deve ser uma disputa de um contra outro. Na decisão por pênaltis, o futebol perde sua essência".

Assim como o título dos "Blues", o presidente da FIFA também lembrou da conquista da Zâmbia na última edição da Copa das Nações Africanas e dos triunfos de Brasil e Itália nas Copas do Mundo de 1994 e 2006, respectivamente.

Ele reconhece a dificuldade de seu pedido, mas mostra esperança que algo possa ser feito no futuro:

- Talvez, Franz Beckenbauer possa nos mostrar uma solução. Talvez não hoje, mas no futuro. 

por EMERSON BARROS.

De olho na Copa 2014, seleção faz jogo-treino contra Ponte Preta.

A Ponte Preta vai aproveitar a folga de dez dias no Campeonato Brasileiro para fazer um duelo internacional, neste meio-de-semana. Na próxima quarta-feira, às 15h30, a Macaca recebe a seleção de Cuba para um jogo treino no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Em 2010 a Ponte também enfrentou uma seleção, a África do Sul, como parte de preparação da equipe africana para a Copa do Mundo de 2010. Ainda segundo Marcus Vinícius, esse tipo de trabalho só acrescenta ao grupo.

A seleção do país do ex-presidente Fidel Castro está no Grupo C das Eliminatórias, ao lado de Honduras, Canadá e Panamá. Sua estreia está agendada para o próximo dia 8 de junho contra os canadenses, em Havana, capital cubana.

por EMERSON BARROS.

Conmebol divulga datas e horários das semifinais da Libertadores.

A Conmebol anunciou nesta segunda-feira as datas e os horários dos confrontos das semifinais da Copa Libertadores da América. Corinthians e Santos se enfrentam às 21h50 (de Brasília) dos dias 13 e 20 de junho, duas quartas-feiras. O primeiro jogo terá mando do Santos; o segundo, do Corinthians.
Já nos dias 14 e 21, é a vez de Boca Juniors e Universidad do Chile disputarem uma vaga na final do torneio continental.

Falta agora a definição dos locais em que serão realizados os confrontos. A tendência é que o Corinthians use o Pacaembu, enquanto o Santos deve optar entre Vila Belmiro, Morumbi e também o Pacembu.

Confira abaixo os dias e horários dos jogos:
Ida
Dia 13/06, às 21h50 (horário de Brasília) - Santos x Corinthians
Dia 14/06, às 20h15 (horário local) - Boca Juniors x Universidad do Chile

Volta
Dia 20/06, às 21h50 (horário de Brasília) - Corinthians x Santos
Dia 21/06, às 20h15 (horário local) - Universidad do Chile x Boca Juniors

por EMERSON BARROS

Bronca: Jogadoras de time espanhol acusam dirigente de instalar câmera no banheiro



 As jogadoras do time espanhol AD Gigantes acusam o diretor esportivo do clube de utilizar uma câmera escondida no vestiário para ver as atletas nuas no vestiário e registraram a denúncia na polícia em Getafe.

A informação é do jornal espanhol Marca.
De acordo com declarações das jogadoras, o treinador da equipe confirmou que as gravações aconteceram no final de abril no campo Arcas del Agua, em Getafe.

No final da partida, as jogadoras encontraram uma câmera fotográfica, escondida em um fundo falso de guarda-roupa, com foco para o chuveiro”, teria comunicado o técnico.

Um dos pais das atletas que fizeram a denúncia ressaltou que a pessoa que instalou a câmera se incriminou sozinho, já que as imagens flagraram enquanto o responsável virava a câmera para o lado das duchas.
Sebastián Cogollor, presidente do clube, argumentou que precisa de informações mais precisas do caso, mas ressaltou que trata-se de uma atitude isolada de um colaborador do clube.

Sabemos que existe algo, mas em todo caso afetaria um colaborador do clube. Nossa equipe é modesta, sem lucros e não podemos nos permitir um luxo de ter um diretor técnico”, comentou

por EMERSON BARROS

Messi supera Pelé.

A temporada não foi das melhores para o Barcelona. O time catalão não conseguiu o tetracampeonato espanhol e ainda foi eliminado da Liga dos Campeões em casa, no Camp Nou, para o Chelsea. Ao Barça, restou o título da Copa do Rei, das Supercopas da Espanha e da Europa, além do Mundial de Clubes. Porém, Lionel Messi tem um motivo particular para comemorar.

O argentino conseguiu superar uma marca que já durava 54 anos e foi estabelecida por ninguém menos do que Pelé. Em 1958, o Rei do futebol anotou 77 gols pelo Santos e pela Seleção Brasileira. O recorde foi batido por Messi. Com o gol que marcou na decisão da Copa do Rei – o Barça venceu o Athletic Bilbao por 3x0 –, o hermano atingiu os 78 gols na temporada 2011/12. Estão contabilizados os tentos pelo Barcelona e pela Seleção Argentina.

Vale a pena destacar que o calendário europeu vai de agosto a maio do ano seguinte, diferente do Brasil, no qual as competições anuais são realizadas de janeiro a dezembro.

Em 2011/12, Messi terminou como artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, com 50 e 14 gols marcados, respectivamente. Além disso, o jogador marcou três na Copa do Rei, outros três na Supercopa da Espanha, dois no Mundial e um na Supercopa da Europa.

Pela seleção argentina, o jogador balançou a rede duas vezes nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e três em amistoso internacionais. Ainda neste ano, já havia se tornado o maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais ao ultrapassar César Rodríguez, que atuou pelo clube entre os anos 40 e 50, e anotou 232 gols pelo time catalão.

Por sua vez, Pelé, em 1958, anotou 58 gols pelo Santos no Campeonato Paulista, um recorde que persiste até os dias atuais. No Rio-São Paulo foram mais oito gols. Outros dois foram contabilizados em um amistoso entre Santos e Seleção Paulista.

Pela seleção brasileira, foram mais nove gols, sendo seis na Copa do Mundo da Suécia. Com os 68 anotados pelo Santos, Pelé cravou 77 gols em 1958. “Desfrutei de Pelé, Maradona e desfruto de Messi. Não acho que tem que se fazer comparações, elas só servem para engrandecer e apequenar os outros”, afirmou o técnico do Athletic Bilbao, Marcelo Bielsa, que é argentino.

TÍTULOS


Mas quando o assunto é títulos, Pelé continua se sobressaindo. Em 2011/12, Messi ganhou o Mundial de Clubes, a Copa do Rei e as Supercopas da Espanha e da Europa. Já Pelé, em 1958, ganhou um Campeonato Paulista, uma Copa Oswaldo Cruz e a Copa do Mundo, o grande diferencial. O Rei do futebol ainda ganharia mais duas Copas, feito que Messi ainda não conseguiu pela Argentina.


por EMERSON BARROS.

Programação de treinos do Náutico.


Segunda-feira (28.05 – Manhã e Tarde) Descanso Geral
Terça-feira (29.05 – 9h30) CT Wilson Campos: Treino Técnico
(15h30) CT Wilson Campos: Treino Físico
Quarta-feira (30.05 – Manhã) Descanso Geral
(15h) CT Wilson Campos: Treino Técnico
Quinta-feira (31.05 – 10h) Academia de Ginástica – Core + Musculação
(15h) CT Wilson Campos: Treino Técnico
Sexta-feira (01.06- Manhã) Descanso Geral
(15h) CT Wilson Campos: Treino Técnico
Sábado (02.06- Manhã) A definir – musculação
(15h) CT Wilson Campos: Treino Técnico
Domingo (03.06 – 9h) CT Wilson Campos: Treino Técnico
Tarde: Descango Geral
Reapresentação: Segunda-feira (04.06), às 15h, no CT Wilson Campos.
por EMERSON BARROS.

A seleção da segunda rodada do campeonato brasileiro da Série A.

No último fim de semana aconteceu a segunda rodada da competição nacional. A cada rodada os analistas de futebol escolhem os 11 melhores entre as 20 equipes para montarem a seleção. Nesta segunda rodada a seleção ficou assim:

Seleção da 2ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

por EMERSON BARROS

Programação da semana coral.


Segunda(28): Manhã – recuperação
Tarde – treino (praia)
Terça: Manhã – treino na academia
Tarde – treino (Arruda)
Quarta: Manhã – recuperação
Tarde – jogo-treino (contra o Timbaúba)
Quinta: Manhã – treino (Arruda)
Tarde – treino (Arruda)
Sexta: Manhã – recuperação
Tarde – Treino (Arruda)
Sábado: Manhã – Treino (Arruda)
Tarde – recuperação

por EMERSON BARROS (Inform. Jamil Gomes).

Kieza perto dos Aflitos.


O ex-dirigente do Náutico, Alexandre Homem de Melo, confirmou que o atacante Kieza está mais perto de acertar com o Náutico. Segundo ele, houve uma reformulação na proposta dos empresários de Kieza para se adequar à realidade do Timbu. "Kieza está mais perto do longe. Eu participei de uma reunião com o empresário dele e chegamos perto. Agora está nas mãos do presidente Paulo Wanderley. Ele irá analisar a proposta final", disse.
Ainda segundo Homem de Melo, a definição poderá acontecer já nesta terça-feira. "Apesar de não participar diretamente da diretoria, acredito que o presidente dará amanhã a decisão final sobre se Kieza vem o não para o Náutico".
Kieza vem sendo sendo disputado por Náutico e Sport para voltar a Pernambuco. O avançado foi artilheiro da Série B de 2011, com 21 gols, jogando pelo Náutico. Atualmente ele está em final de contrato com o  Al-Shabab, dos Emirados Árabes. Kieza chegará ao Brasil no dia 30 deste mês.
por EMERSON BARROS

Náutico, entre os cinco clubes mais bem administrados da Série A.


Um estudo apontou o Náutico como a 4ª melhor gestão entre os vinte times da Série A desta temporada. A pesquisa publicada pelo jornal Brasil Econômico (www.brasileconomico.ig.com.br/), com nove critérios, leva em conta apenas os dados do ano passado, quando o Timbu conquistou o acesso.

Foram nove critérios avaliados entre os 20 clubes da Série A da competição, sendo que apenas 18 divulgaram o balanço financeiro relativo ao ano de 2011. “São eles: ativo total, endividamento geral, patrimônio líquido, superávit ou déficit do futebol, custo do futebol, custo por gol e custo por vitória”, diz o material divulgado entre os dias 18 e 20 de maio.

Esses indicadores demonstram a capacidade do clube transformar os recursos financeiros em resultados positivos dentro de campo.

Confira a lista de clubes de acordo com a pontuação obtida pela publicação:

1 – Corinthians – 129
2 – Coritiba – 125
3 – São Paulo – 122
4 – Flamengo – 121
5 – Náutico – 121
6 – Internacional – 119
7 – Atlético-GO – 116
8 – Vasco – 112
9 – Figueirense – 111
10 – Atlético-MG – 101
11 – Portuguesa – 99
12 – Santos – 98
13 – Cruzeiro – 96
14 – Fluminense – 90
15 – Palmeiras – 82
16 – Grêmio – 81
17 – Ponte Preta – 70
18 – Botafogo – 69

Considerando a estrutura da pesquisa, vejamos as cifras alvirrubras. No fim de 2011, o Timbu apresentou uma dívida de R$ 62.442.207, somando o passivo circulante com o não circulante. Por outro lado, o ativo é de R$ 174 milhões.

O patrimônio líquido atual é de R$ 108 milhões. Já o futebol teve um déficit de R$ 1.643.179 na temporada.

Nos gramados, o Timbu ficou em 3º lugar no Estadual, chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil e acabou como vice-campeão brasileiro da Série B.

por EMERSON BARROS

Hóquei do Sport na semifinal da Taça Cidade do Recife.

 

Após terminar em primeiro lugar a fase de classificação, o Sport enfrentará o Clube Português, em confronto válido pela semifinal da Taça Cidade do Recife. A partida acontecerá na quadra do adversário leonino, a partir das 21h da próxima segunda (28). 

Na outra semifinal, Faculdade Maurício de Nassau e Náutico jogam a partida preliminar, às 20h. A final e a disputa do bronze acontecem na quinta (31), na quadra do Leão, a partir das 20h. Rivalidade Sport x Português 

Rubro-Negros e lusitanos são os maiores rivais no hóquei pernambucano. Na temporada passada, as duas equipes fizeram confrontos históricos para decidir o Campeonato Estadual.

Na grande decisão, em partida realizada no mês dezembro de 2011, o Português chegou a abrir 3 a 1, em pleno Ginásio Carlos Gomes (Ilha do Retiro) lotado. O Leão conseguiu empatar o jogo e venceu na prorrogação, quando o relógio marcava 57 segundos para o fim da partida.

“O Português é nosso rival no hóquei, eles praticam este esporte há dez anos. Tirando a rivalidade do futebol, já que o Náutico também tem uma equipe, Sport e Português é o grande clássico da modalidade”, disse o atacante José Neto, após a decisão de 2011. 

Na primeira partida entre os dois times em 2012, o Sport fez 4 a 0 sobre os rivais, na segunda rodada da Taça Cidade do Recife, torneio de abertura do hóquei em Pernambuco. Neste chamado “Torneio de Verão”, o Rubro-Negro terminou a primeira fase com a melhor campanha, já os lusos ficaram em quarto. Maurício de Nassau, vice, e Náutico, terceiro, completam os quatro classificados.

por EMERSON BARROS.

Chã Grande goleia seleção de gravatá por 5x0.

 

O Chã Grande Futebol Clube colocou á mostra de sua torcida o que vem treinando nos últimos dias para disputar a Série A2 do Campeonato Pernambucano. A equipe comandada pelo técnico Reginaldo Souza enfrentou a seleção de Gravatá em jogo amistoso na noite da última quarta no Estádio Barbosão. 

Logo no 1º tempo, o Chã Grande abriu o placar de pênalti com Danilo Lins, dando a impressão de que ainda na etapa inicial já estaria consolidada uma goleada, ficou apenas na impressão, a equipe jogava muito bem, mais não chegava ao gol. 

Na segunda etapa o técnico Reginaldo Souza, como já era esperado, promoveu mudanças na equipe, mudanças essas que surtiram efeito. Careca, que por aqui passou em 2010 e voltou agora fez 2 a 0 em uma bela jogada, Lalá marcou mais 02 vezes e Carlos Alberto fechou a conta, Chã Grande Futebol Clube 5 X 0 Seleção de Gravatá. 

Após o fim de jogo, o técnico Reginaldo Souza falou da importância de melhorar ainda mais, pois a Série A2 é uma competição difícil, o treinador prometeu ainda mais 03 jogos antes do início do campeonato previsto para 17 de junho. 

por EMERSON BARROS

Técnico da Sérvia expulsa da seleção jogador que não cantou o hino

Mihajlovic implantou uma cartilha que obriga os jogadores a cantar o hino da Sériva

O técnico da Sérvia, Sinisa Mihajlovic, expulsou de sua equipe Adem Ljajic por não haver cantado o hino nacional no amistoso contra a Espanha, no último sábado. Ljajic violou um dos itens da cartilha de comportamento proposta por Mihajlovic que conta com a assinatura de todos os jogadores, informou um comunicado da Federação de Futebol Sérvia.
Mihajlovic, no entanto, não fechou totalmente as portas para o retorno de Ljajic desde que o jogador adeque sua postura. 
 
Esta não foi a primeira polêmica de Ljajic na temporada. O jogador, que atua na Fiorentina, foi agredido pelo ex-técnico do time italiano, Delio Rossi, após não concordar com uma substituição. Rossi foi demitido da Fiorentina após pegar três meses de suspensão.
 
A partida contra a Espanha foi a estreia de Mihajlovic no comando da seleção principal. Após a derrota por 2 a 0 a Sérvia enfreta França e Suécia como parte dos preparativos para as Eliminatórias para a Copa de 2014, já que não se classificou para a Euro-2012.
 
por EMERSON BARROS

Meia da Lazio e mais 18 pessoas são presas em escândalo de apostas no futebol italiano.

Meia do Lazio, Mauri foi detido nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira, a polícia italiana fez novas detenções relacionadas ao escândalo de combinação de partidas e fraude em apostas no futebol no país, entre elas a do jogador do Lazio Stefano Mauri e do ex-jogador do Genoa Omar Milanetto.

Segundo informações dos policiais, as prisões são resultado da disposição de 19 ordens de detenção (dez delas para jogadores profissionais) por parte das autoridades judiciais de Cremona que cuidam deste caso, divulgado em junho do ano passado com as primeiros detenções.

Ainda nesta segunda se pôde saber, além disso, que o atual técnico do Juventus de Turim, o italiano Antonio Conte, foi inscrito na lista de investigados do caso, por fatos relativos ao tempo que era treinador do Siena e seu suposto conhecimento de um empate combinado entre sua equipe e o Novara, denunciado por um ex-jogador seu.

A operação policial realizada nas últimas horas enviou também agentes à concentração da seleção italiana em Coverciano, em Florença (centro da Itália), onde notificaram o zagueiro Domenico Criscito que tinha sido inscrito no registro dos investigados.

A investigação faz parte da operação "Last bet" (em inglês, última aposta), em que segundo os investigadores, os jogadores armavam as partidas em troca de dinheiro.

Esse não é o primeiro escândalo do tipo na Itália. Em 2006, o futebol italiano descobriu um grande esquema de manipulação de resultados, que terminou com a punição de algumas equipes. A Juventus, por exemplo, acabou rebaixada.

Para o jogador da seleção italiana Marco Materazzi, o episódio não atrapalha a preparação da equipe para a Eurocopa. O zagueiro até lembrou o título da Copa do Mundo de 2006 como exemplo. "Em 2006 também tivemos um escândalo, reagimos e ganhamos", recordou.

por EMERSON BARROS.