segunda-feira, 28 de maio de 2012

Messi supera Pelé.

A temporada não foi das melhores para o Barcelona. O time catalão não conseguiu o tetracampeonato espanhol e ainda foi eliminado da Liga dos Campeões em casa, no Camp Nou, para o Chelsea. Ao Barça, restou o título da Copa do Rei, das Supercopas da Espanha e da Europa, além do Mundial de Clubes. Porém, Lionel Messi tem um motivo particular para comemorar.

O argentino conseguiu superar uma marca que já durava 54 anos e foi estabelecida por ninguém menos do que Pelé. Em 1958, o Rei do futebol anotou 77 gols pelo Santos e pela Seleção Brasileira. O recorde foi batido por Messi. Com o gol que marcou na decisão da Copa do Rei – o Barça venceu o Athletic Bilbao por 3x0 –, o hermano atingiu os 78 gols na temporada 2011/12. Estão contabilizados os tentos pelo Barcelona e pela Seleção Argentina.

Vale a pena destacar que o calendário europeu vai de agosto a maio do ano seguinte, diferente do Brasil, no qual as competições anuais são realizadas de janeiro a dezembro.

Em 2011/12, Messi terminou como artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, com 50 e 14 gols marcados, respectivamente. Além disso, o jogador marcou três na Copa do Rei, outros três na Supercopa da Espanha, dois no Mundial e um na Supercopa da Europa.

Pela seleção argentina, o jogador balançou a rede duas vezes nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e três em amistoso internacionais. Ainda neste ano, já havia se tornado o maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais ao ultrapassar César Rodríguez, que atuou pelo clube entre os anos 40 e 50, e anotou 232 gols pelo time catalão.

Por sua vez, Pelé, em 1958, anotou 58 gols pelo Santos no Campeonato Paulista, um recorde que persiste até os dias atuais. No Rio-São Paulo foram mais oito gols. Outros dois foram contabilizados em um amistoso entre Santos e Seleção Paulista.

Pela seleção brasileira, foram mais nove gols, sendo seis na Copa do Mundo da Suécia. Com os 68 anotados pelo Santos, Pelé cravou 77 gols em 1958. “Desfrutei de Pelé, Maradona e desfruto de Messi. Não acho que tem que se fazer comparações, elas só servem para engrandecer e apequenar os outros”, afirmou o técnico do Athletic Bilbao, Marcelo Bielsa, que é argentino.

TÍTULOS


Mas quando o assunto é títulos, Pelé continua se sobressaindo. Em 2011/12, Messi ganhou o Mundial de Clubes, a Copa do Rei e as Supercopas da Espanha e da Europa. Já Pelé, em 1958, ganhou um Campeonato Paulista, uma Copa Oswaldo Cruz e a Copa do Mundo, o grande diferencial. O Rei do futebol ainda ganharia mais duas Copas, feito que Messi ainda não conseguiu pela Argentina.


por EMERSON BARROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário