segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Polêmica: Protesto da torcida alvirrubra. Foi correto?


Antes da bola rolar no sábado para Náutico e Atlético-GO, uma cena tomou conta dos Aflitos. A torcedora alvirrubra Ivana Albuquerque exibiu uma faixa que dizia: "Não irão nos derrubar no apito". A crítica contra a arbitragem mexeu com o árbitro Leandro Vuaden, que pediu ao policiamento do estádio para retirar a faixa. A partida só iniciou após o fim do protesto.

Será que o torcedor não tem o direito de se expressar? Sabemos dos inúmeros xingamentos aos jogadores, treinadores e árbitros em todos os jogos de futebol. Então, por que essa manifestação não pode acontecer através de faixas? 

De acordo com o artigo 13, inciso IV, do Estatuto do Torcedor, não é permitido portar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo. O árbitro Leandro Pedro Vuaden anotou em sua súmula e o caso será encaminhado ao STJD. O Náutico pode ser punido, já que foi o responsável pela segurança no estádio.

Caso seja penalizado, o diretor de futebol alvirrubro já tem a sua defesa. De acodo com Armando Monteiro, a Constituição Federal garante o direito de manifestação da torcedora. No primeiro turno do Brasileirão, um faixa de crítica à Ronaldinho Gaúnho foi exibida no duelo entre Grêmio e Atlético-MG. O STJD julgou e puniu o clube gaúcho em R$ 20 mil.

Por LUIZ FELLIPE

Melhores Momentos: Cabense 2 x 0 Jaguar

Fonte: André Lucas - http://www.cabensefc.xpg.com.br/

Olinda e Vitória na expectativa da decisão judicial


Nesta terça-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco(TJD-PE) julgará um caso importante, que poderá mudar a situação da Série A2 do Campeonato Pernambucano. O Olinda é o 4º colocado com 53 pontos. O Vitória é o 5º colocado com 46 pontos. De acordo com o presidente do Vitória, Paulo Roberto, o Olinda teria incluído o jogador Alcymar de forma irregular em quatro partidas. O atleta estava no Serra Talhada e teria sido expulso no último jogo da Série A1 deste ano. Alcymar acabou não cumprindo a automática. Penalizado, o Olinda pode perder até 12 pontos, o que colocaria o Vitória no G4.

Por LUIZ FELLIPE

Romero garante que não sofrerá gol nesta reta final


A Cabense segue fazendo uma excelente campanha na Série A2 do Campeonato Pernambucano. Na segunda posição com 54 pontos, o Azulão já está classificado para as semi-finais, com duas rodadas de antecedência. E um dos grandes responsáveis pelo possível e tão aguardado acesso é o goleiro Romero. O experiente atleta não sabe o que é tomar gol há quatro jogos consecutivos(contra Timbaúba, Centro Limoeirense, Sete de Setembro e Jaguar - são quase 400 minutos segurando a pressão dos adversários). A última bola que passou por Romero aconteceu contra o Ipojuca, no dia 12 de setembro, em Nossa Senhora do Ó. Naquela ocasião, a Cabense venceu por 3 a 2. Em conversa com a Seleção do Povo da CABO FM, o camisa 1 do Azulão garantiu que não levará nenhum gol até o fim da competição.

Por LUIZ FELLIPE

De volta ao Brasil? Alex rescinde com o Fenerbahçe


Nesta segunda-feira, o meia Alex rescindiu seu contrato com o Fenerbahçe. O brasileiro tomou a decisão logo após ser afastado do elenco pelo técnico Aykut Kocaman(que teria ciúmes do atleta, pois também é uma lenda no clube, mas não era tão "badalado" como o brazuca). Segundo a imprensa local, o jogador de 35 anos chorou ao saber do afastamento. Alex esteve no Fenerbahçe há 8 anos e se tornou um dos maiores ídolos da história do clube, sendo homenageado com uma estátua, que foi inaugurada há poucas semanas. A despedida foi feita através do Twitter.

- Contrato rescindido! Obrigado a todos os turcos pelo carinho durante esses oito anos. Mais uma etapa cumprida. Obrigado a todos do Fenerbahçe – disse o ex-jogador do Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro.

Por LUIZ FELLIPE

Programa Esportes 101 desta segunda-feira

Emerson Barros_________Luiz Fellipe__________Luiz Fernando

Ouça o Programa Esportes 101 desta segunda-feira(01/10):


Que ano é esse? Tiago Alcântara se lesiona novamente


O meia Thiago Alcântara, do Barcelona, vai continuar longe dos gramados por mais tempo... Neste domingo, o departamento médico do clube catalão confirmou uma ruptura no ligamento colateral interno do joelho direito. Uma cirurgia foi descartada, mas o filho do ex-jogador Mazinho passará cerca de oito semanas em recuperação. Thiago Alcântara ainda jogou no último sábado contra o Sevilla, quando o Barça venceu por 3 a 2. O ano de 2012 segue horrível para o brasileiro de apenas 21 anos, que em maio, teve um edema ósseo na tíbia direita, ficando de fora da Eurocopa e dos Jogos Olímpicos.

Por LUIZ FELLIPE

Melhores Momentos: Corinthians 3 x 0 Sport

CRB dispensa Carlinhos Bala.


O atacante Carlinhos Bala foi mais uma vez dispensado desta vez pelo clube alagoano, o CRB. O fato ocorreu depois da derrota para o Criciúma por 2x0, além de Bala mais dois atletas foram mandados embora: O zagueiro Thiago Gomes e o Volante Gercimar.

por EMERSON BARROS