quinta-feira, 5 de abril de 2012

Rússia também promete lei para vender bebidas alcoólicas em 2018

A venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol na Copa do Mundo de 2018 também vem gerando muitas discussões na Rússia. Faltando seis anos para o torneio na Europa, o país já começa a estudar uma emenda constitucional para permitir a comercialização durante o evento e promete uma nova lei, processo semelhante à criação da Lei Geral da Copa no Brasil para 2014.
O presidente Vladimir Putin, que em 2005 assinou uma lei que proíbe não só a venda de cerveja nos estádios, mas também a veiculação de anúncios de bebidas alcoólicas em arenas esportivas, deu garantias para a Fifa de que fará de tudo para proteger os parceiros comerciais da entidade. Documento parecido foi assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007 para receber o Mundial no Brasil daqui a dois anos (veja a íntegra em inglês e português abaixo).
O assunto é tratado com rigor na Rússia. Em 2008, a Prefeitura de Moscou chegou a proibir a venda de álcool no centro da capital durante a partida entre a seleção russa e a Espanha, pela semifinal da Eurocopa, na cidade austríaca de Viena. A medida foi semelhante à implantada em feriados nacionais. Também ficou proibida a comercialização de refrigerantes em garrafas de vidro até o dia seguinte ao jogo.
 
Por EMERSON BARROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário