sexta-feira, 18 de maio de 2012

Final da copa da Escócia

Hibernian e Hearts farão o dérbi de Edimburgo na final da Copa da Escócia 

Dia 19 de maio, no Hampden Park, em Glasgow, terra dos gigantes escoceses Celtic e Rangers, a atração será o Dérbi de Edimburgo. Hibernian e Heart of Midlothian, ou Hibs e Hearts, decidem a William Hill Scottish Cup, a Copa Escocesa.

Hibs e Hearts não são os principais clubes da Escócia, que, por sua vez não está entre as principais ligas da Europa. Mas a paixão de seus torcedores, a devoção que muitas vezes se mistura com religião, faz com que todos os jogos dos três campeonatos do calendário escocês sejam acompanhados por um público que ocupa mais de 70% das arquibancadas, em média, valor superado na Europa apenas por ingleses, alemães, espanhóis e franceses. E muito superior à taxa de ocupação dos estádios brasileiros.

O Hibernian têm 10 títulos na sua história de 137 anos, quatro Ligas, dois Copas, três Taças da Liga e um Liga da Division One (a segunda divisão da Escócia). O último título foi a Taça da Liga da temporada 2006/07. A última conquista da Copa Escocesa foi na temporada 1901/02 e a última final que disputou foi na temporada 2000/01 quando perdeu para o Celtic.

O Heart of Midlothian com 138 anos têm 14 títulos no seu currículo, três Ligas, sete Copas e quatro Taças da Liga, seu último título foi a Copa Escocesa da temporada 2005/06.

Os dois clubes chegam para esta final em situações opostas, enquanto o Hearts figura no Play-Off, uma espécie de 4° turno do Campeonato Escocês, brigando por uma vaga na Liga Europa, o Hibs luta para escapar do rebaixamento, no penúltimo lugar do Play-Out, mas com oito pontos à frente do Dunfermline. Lá, apenas um clube dos 12 que disputam o campeonato cai para a Division One.

No Brasil, a única forma de acompanhar as partidas é pela internet, em sites de streamming ou pelos canais dos clubes no twitter e facebook, a final acontece no dia 19 de maio, às 11h (horário de Brasília).


por EMERSON BARROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário